9 de mar. de 2007

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

Repense seus hábitos no

Dia Nacional de Combate ao

Sedentarismo

Da Redação

Bruno Miranda/ Folha Imagem

OMS recomenda prática de atividades físicas

OMS recomenda prática de atividades físicas

Uma das maiores preocupações da sociedade moderna, o sedentarismo ganha uma data específica no calendário da saúde: no dia 10 de março é comemorado O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

É fácil entender a razão para o destaque. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para o crescimento alarmante do sedentarismo: 70% das pessoas, no mundo todo, são sedentárias. Isso significa que estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

As estatísticas apontam ainda que a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de morte por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Motivos suficientes para considerar o assunto, mais que um problema estético, caso de saúde pública.

Para evitar as conseqüências de um estilo de vida sedentário, a OMS recomenda às pessoas que incluam atividades físicas em sua rotina como, por exemplo, no trabalho, no lazer e no transporte.

Vá à Padaria à pé. Quando for à Academia, deixe o carro em casa. Suba escadas 2 vezes por semana ao chegar em casa, se morar em prédio com elevador.

Pequenos gestos e atitudes que melhoram sua vida sem grandes traumas.

Fada Atlética, ex-sedentária, e com uma nova postura de vida.

Plim, Plim!

Nenhum comentário: