2 de mai. de 2009

David de Michelangelo

Foto de David de Michelangelo A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana.

Para criar David, Michelangelo utilizou um bloco gigante de mármore abandonado por outros artistas, estes diziam ser de difícil manuseio e assim o puseram de lado.

Em 1501, a comissão de obras e o novo governo florentino decidiram que este grandioso bloco de mármore seria transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceita este desafio.

Ele vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal David.

Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto.

David era o humilde pastor de ovelhas(citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia David mata Golias utilizando uma funda(uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra.

Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro.

E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar determinado.

Inicialmente a magnífica escultura foi colocada na praça de Florença porque ela representaria segundo Michelangelo o símbolo das duas principais virtudes cívicas do renascimento florentino: a coragem e a fortaleza.

As pessoas na época estranharam o fato do David de Michelangelo ser retratado nu, diferente das esculturas e pinturas de outros artistas que sempre retratavam David usando roupas.

Porém, o colossal David foi colocado no centro da praça(Piazza della Signoria) durante longos anos, mas foi retirado do local para ser poupado da ação do tempo uma vez que já se encontravam vestígios de desgaste devido a permanente exposição ao ar livre.

A escultura original foi restaurada e se encontra dentro da Academia de Belas artes de Florença.

Fonte: http://www.michelangeloclub.com/david-de-michelangelo.html

Nenhum comentário: