Romance publicado em 1943
“Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro!”
A vida de Joana é contada desde a infância até a idade adulta através de uma fusão temporal entre o presente e o passado. A infância junto ao pai, a mudança para a casa da tia, a ida para o internato, a descoberta da puberdade, o professor ensinando-lhe a viver, o casamento com Otávio. Todos estes fatos passam pela narrativa, mas o que fica em primeiro plano é a geografia interior de Joana. Ela parece estar sempre em busca de uma revelação. Inquieta, analisa instante por instante, entrega-se àquilo que não compreende, sem receio de romper com tudo o que aprendeu e inaugurar-se numa nova vida. Ela se faz muitas perguntas, mas nunca encontra a resposta.
*****************************************************************************
Possibilidades pedagógicas:
Temas traversais:
1. Descoberta da puberdade:
Capítulo "O banho": Páginas 64 a 66.
2. Relação amorosa
Capítulo "O passeio de Joana”. Página 31.
Capítulo "O casamento". Páginas 108 a 109
3. Busca da identidade
Capítulo "O dia de Joana". Páginas 21 a 22
Capítulo "A viagem". Páginas 194 a 202
A vida de Joana é contada desde a infância até a idade adulta através de uma fusão temporal entre o presente e o passado. A infância junto ao pai, a mudança para a casa da tia, a ida para o internato, a descoberta da puberdade, o professor ensinando-lhe a viver, o casamento com Otávio. Todos estes fatos passam pela narrativa, mas o que fica em primeiro plano é a geografia interior de Joana. Ela parece estar sempre em busca de uma revelação. Inquieta, analisa instante por instante, entrega-se àquilo que não compreende, sem receio de romper com tudo o que aprendeu e inaugurar-se numa nova vida. Ela se faz muitas perguntas, mas nunca encontra a resposta.
*****************************************************************************
Possibilidades pedagógicas:
Acompanhar a trajetória de Joana é observar a construção de uma vida em suas diversas fases, da infância à descoberta da puberdade, passando pelos caminhos da relação amorosa no casamento. A vida de Joana é vista sob um olhar não convencional. O leitor vê as inúmeras possibilidades de se estar no mundo de uma forma mais livre, aberto às mudanças, encarando o viver como uma permanente mutação.
Temas traversais:
1. Descoberta da puberdade:
Capítulo "O banho": Páginas 64 a 66.
2. Relação amorosa
Capítulo "O passeio de Joana”. Página 31.
Capítulo "O casamento". Páginas 108 a 109
3. Busca da identidade
Capítulo "O dia de Joana". Páginas 21 a 22
Capítulo "A viagem". Páginas 194 a 202
Nenhum comentário:
Postar um comentário