20 de jan. de 2008

Fragmento

Perto do Coração Selvagem
Romance publicado em 1943


“Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro!”

A vida de Joana é contada desde a infância até a idade adulta através de uma fusão temporal entre o presente e o passado. A infância junto ao pai, a mudança para a casa da tia, a ida para o internato, a descoberta da puberdade, o professor ensinando-lhe a viver, o casamento com Otávio. Todos estes fatos passam pela narrativa, mas o que fica em primeiro plano é a geografia interior de Joana. Ela parece estar sempre em busca de uma revelação. Inquieta, analisa instante por instante, entrega-se àquilo que não compreende, sem receio de romper com tudo o que aprendeu e inaugurar-se numa nova vida. Ela se faz muitas perguntas, mas nunca encontra a resposta.

*****************************************
************************************

Possibilidades pedagógicas:
Acompanhar a trajetória de Joana é observar a construção de uma vida em suas diversas fases, da infância à descoberta da puberdade, passando pelos caminhos da relação amorosa no casamento. A vida de Joana é vista sob um olhar não convencional. O leitor vê as inúmeras possibilidades de se estar no mundo de uma forma mais livre, aberto às mudanças, encarando o viver como uma permanente mutação.

Temas traversais:

1. Descoberta da puberdade:
Capítulo "O banho": Páginas 64 a 66.
2. Relação amorosa
Capítulo "O passeio de Joana”. Página 31.
Capítulo "O casamento". Páginas 108 a 109
3. Busca da identidade
Capítulo "O dia de Joana". Páginas 21 a 22
Capítulo "A viagem". Páginas 194 a 202

Nenhum comentário: